Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Agalinis ramulifera Barringer EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 06-08-2012

Criterio: B2ab(iii,v)

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Agalinis ramulifera é uma espécie com subpopulações disjuntas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná; suspeita-se, portanto, que as subpopulações sejam severamente fragmentadas. Tem uma AOO pequena (AOO=44 km²) e é encontrada em áreas que sofrem intensas pressões antrópicas. Uma das ameaças a sua sobrevivência é o turismo desordenado em áreas de Campos de Altitude no Estado do Paraná; além disso, suspeita-se que a espécie tenha tido um declínio populacional, uma vez que há poucas coletas recentes. Dessa maneira, é considerada "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Agalinis ramulifera Barringer;

Família: Orobanchaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Distribuição

A espécie ocorre nos Estados Minas Gerais, São Paulo e Paraná (Souza, 2012).Trata-se de uma espécie de ampla distribuição geográfica, mas são conhecidas pouquíssimas coletas recentes (Souza, com. pess.).

Ecologia

A espécie é uma erva ou arbusto, hemiparasita, com hábito terrícola (Souza, 2012). Encontrada em formação campestre (Berringer, 1987).Registros botânicos indicam que a espécie ocorre próximos a brejos, em locais com presença de afloramento rochoso (CNCFlora, 2011).

Ameaças

1.3.1 Mining
Severidade high
Detalhes A regiãocentral do Espinhaço tem como principal ameaça a atividade mineradora(Vasconcelos et al., 2008).

10.1 Recreation/tourism
Severidade very low
Detalhes A conduta inadequada de pessoas em atividades recreativas vem causando impactos significativos aos campos de altitude do Paraná. Os mais comuns são o estabelecimento descontrolado de áreas de acampamento, abertura de trilhas e atalhos, uso inadequado do fogo e coleta de espécies vegetais para uso ornamental. Os impactos resultantes podem ser agravados com o estabelecimento de espécies exóticas invasoras nas áreas impactadas, que tendem a se propagar com maior vigor que a vegetação nativa em regeneração (Mocochinsky; Scheer, 2008).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU), segundo a Listavermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), segundo a Lista vermelha da flora do Brasil(MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

- SOUZA, V. C. Orobanchaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Pteridofitas_&family=&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

- VASCONCELOS, M. F.; LOPES, L. E.; MACHADO, C. G.; RODRIGUES, M. As aves dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço: diversidade, endemismo e conservação, Megadiversidade, n.1-2, p.197-217, 2008.

- MOCOCHINSKI, A. Y.; SCHEER, M. B. Campos de altitude na Serra do Mar paranaense: aspectos florísticos, Floresta, v.38, p.625-640, 2008.

- BERRINGER, K. New and noteworthy south American species of Agalinis (Scrophulariaceae), Brittonia, v.39, p.353-357, 1987.

- VINICIUS CASTRO SOUZA. ?Comunicação do especialista Vinicius Castro de Souza, da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), para o analista Daniel Maurenza, pesquisador do CNCFlora, em 06/08/2012.

- SOUZA, V. C.STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Orobanchaceae. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009. 516 p.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Agalinis ramulifera in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Agalinis ramulifera>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 06/08/2012 - 19:31:50